O desenvolvimento e a transferência de conhecimentos sobre os aspectos técnicos, económicos e ambientais da transformação de diferentes processos e tipos de indústria com combinações de tecnologias e sistemas mencionados acima é um fator chave para se conseguir a transformação necessária. No Technology Collaboration Program (TCP) IETS, podem ser incluídas quaisquer tecnologias industriais, sistemas e tipos de indústria.
O trabalho consiste principalmente na criação de redes entre organizações líderes a nível internacional. O TCP pode, portanto, desempenhar um papel importante no desenvolvimento internacional e na transferência de conhecimentos para a transformação do sector industrial.
Representantes de Portugal no IETS
as Executive Committee Member
Clemente Pedro Nunes
IST
as Alternate Delegate
Isabel Cabrita
ISEC Lisboa
Tasks com Representação de Portugal
(a decorrer)

TASK XXI
Decarbonizing industrial systems in a circular economy framework
de 01 – 01 – 2021
a 31 – 12 – 2024
Representantes de Portugal: Henrique Matos (IST), Jorge Costa (ISEC)
Responsável pela Task: Simon Moser, Energieinstitut an der Johannes Kepler Universität Linz, Austria
Esta Task visa investigar o tema do carbono circular de uma perspectiva industrial, ou seja, descrever sistemas energéticos industriais no contexto de uma economia sustentável e sem combustíveis fósseis, esforçando-se por atingir os objectivos de ambos os conceitos, a economia circular e um sistema energético sustentável. (+ informação)

TASK XVIII
Digitalization, Artificial Intelligence and Related Technologies for Energy Efficiency and GHG Emissions Reduction in Industry
de 01 – 11 – 2018
a 31 – 12 – 2024
Representantes de Portugal: Nuno Garrido (Galp), Dulce Silva (Bondalti)
Responsável pela Task: Mouloud Amazouz, CanmetENERGY, Natural Resources Canada
Esta Task procura avançar no conhecimento e desenvolvimento da digitalização, inteligência artificial e tecnologias relacionadas para melhorar o desempenho económico e ambiental das indústrias orientadas para a energia e com utilização intensiva de GEE. A iniciativa procuraria reunir uma rede de académicos, laboratórios de investigação, fornecedores de TI e intervenientes da indústria de processamento para cooperar na disponibilidade, qualidade e utilização de dados (qualidade, quantidade, localização, operacional, energia, etc.)… (+ informação)

TASK XVII
Membrane Processes in Biorefineries
de 01 – 01 – 2014
a 31 – 12 – 2026
Representante de Portugal: Maria Norberta de Pinho (IST)
Responsável pela Task: Frank Lipnizki, Department of Chemical Engineering, Lund University, Sweden
A transição da sociedade dependente de materiais fósseis para uma sociedade inteligente em termos climáticos baseada na biomassa não significa apenas uma mudança na base da matéria-prima, mas exigirá também que sejam desenvolvidos novos conceitos de produção sob a forma de biorefinarias. Dentro do conceito de biorefinarias, os processos de membranas… (+ informação)

TASK XI
Industry-Based Biorefineries Towards Sustainability
de 01 – 05 – 2008
a 31 – 03 – 2026
Representante de Portugal: Isabel Cabrita
Responsável pela Task: Paul Stuart, Polytechnique Montréal, Canada
A Task XI tem uma abordagem multidisciplinar do conceito de biorefinarias integradas em complexos industriais, visando a optimização da eficiência energética em termos globais. A abordagem baseia-se nas necessidades e aplicação da indústria, combinando o conhecimento das tecnologias industriais com a eficiência energética e os processos de conversão da biomassa. São considerados diferentes sectores industriais, incluindo a integração de… (+ informação)
Tasks com Representação de Portugal
(concluídas)

TASK XV
Industrial Excess Heat Recovery
de 01 – 01 – 2011
a 31 – 03 – 2023
Representantes de Portugal: João M. Silva (ISEL), Clemente Pedro Nunes (IST), Pedro Andara Alves (IST), GNIP
Responsável pela Task: Rene Hofmann, AIT Austrian Institute of Technology GmbH, Austria
Nas indústrias de base com utilização intensiva de energia, tais como as indústrias químicas, de refinação de petróleo, de ferro e aço, e de pasta de papel e papel, os sistemas energéticos são a espinha dorsal do processo de fabrico e cruciais para a rentabilidade e competitividade. Alterações na eficiência e no… (+ informação)

TASK IX
Energy Efficient Separation Systems: Methodological Aspects, Demonstrations, and Economics
de 01 – 01 – 2010
a 31 – 12 – 2013
Representante de Portugal: Henrique Matos (IST)
Responsável pela Task: Gürkan Sin, CAPEC, Department of Chemical & Biochemical Engineering, Technical University of Denmark (DTU)
Os sistemas de separação podem representar 40-70 % tanto do capital como dos custos operacionais na indústria. Representam também 45% de toda a energia de processo utilizada pelas indústrias químicas e de refinação de petróleo anualmente. Tecnologias e sistemas de separação mais eficientes são factores críticos para a sustentabilidade a longo prazo das indústrias; reduzem os resíduos e as emissões de gases com efeito de estufa, melhoram a eficiência… (+ informação)

GNIP
Grupo Nacional para a Integração de Processos

